Manutenção Geral do Forno

A manutenção adequada garante muitos anos de vida extra para o forno e os elementos, algumas orientações devem ser seguidas.

Antes de qualquer manutenção Remova a alimentação do forno.

 

Antes de cada queima

  1. Verifique dentro do forno, procure alguma coisa fora do comum.
  2. Aspire o forno antes de cada queima, assegurando que a poeira não caia sobre as peças.
  3. Remova qualquer esmalte ou manchas de vidro das prateleiras, do fundo e das paredes laterais, para que esmalte não voltem a derreter e se espalhar.
  4. Certifique-se de que não há fragmentos soltos na tampa que podem cair na peça.
  5. Verifique se as prateleiras não estão rachadas, pois elas podem cair durante a queima, gerando a perda do trabalho.
  6. Não é necessário limpar o forno após cada queima, mas mantenha o forno sem resíduos.
  7. Inspecionar o termopar para todos os sinais de danos e substituir imediatamente, caso isso ocorra.

 

Tampa de Manutenção

Durante a queima, a tampa vai se expandir e se contrair; no caso de rachaduras, não faça nada. Assim que o forno esfriar, ele voltará ao normal. Não coloque nada sob a tampa, isso poderá causar uma trinca.

 

Laterais Manutenção

  1. Retire quaisquer objetos estranhos (vidro, argila, areia de sílica) das paredes laterais, antes de qualquer queima. Caso contrário, isso poderá causar um superaquecimento dos elementos. Remova o material com uma chave de fenda pequena ou uma faca. Tenha cuidado, o tijolo é frágil.
  2. É possível que pequenos pedaços de tijolo soltem da parede lateral, isso é normal e não afeta o funcionamento do forno, estes pedaços poderão ser cimentados novamente no lugar, usando-se cimento especial. Tome cuidado para que não fique cimento sobre os elementos de aquecimento, o que poderá destruí-los.

 

Elemento de Manutenção

Não há realmente muita manutenção a ser executada em uma resistência e sim uma verificação visual. Verifique seus elementos a cada momento e, em seguida, veja se não há material estranho no sulco do elemento. Remova qualquer coisa que encontrar.

 

Área circundante ao Forno

A área ao redor do forno deve ser sempre livre de materiais combustíveis ou inflamáveis. O forno é uma poderosa peça de equipamento que fica quente enquanto realiza o seu trabalho. Qualquer coisa que possa se queimar ou explodir com o calor deve ser mantida bem longe do forno. Isso inclui papel, papelão, papel higiênico, combustíveis, materiais de embalagem, de plásticos, roupas etc.